Fechar
MENU
SERVIÇOS
01 maio 2024

CTR: Orgulho nacional

A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60% e estão em aquisição novos atuadores, que permitirão a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial.

Apto a contribuir com o desenvolvimento, os testes e a homologação de produtos para a indústria da mobilidade, o Centro Tecnológico Randon se prepara para uma nova (e virtuosa) fase de crescimento.

Acaba de ser aprovado um investimento de R$ 16 milhões neste ano em segurança ativa e passiva, para intensificar o conceito one stop shop. O novo ciclo contempla soluções para testes de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor, conhecidos pela sigla em inglês ADAS.


O Centro também ganha mais um laboratório para testes de segurança passiva, para testes de ancoragem e fixação dos cintos de segurança, isofix, impacto e resistência de encostos e bancos, além de realizar ensaios de avaliação proteção aos pedestres. Ambientes para testes de durabilidade acelerada em laboratório também estão recebendo investimentos. A base sísmica do laboratório estrutural foi ampliada em 60% e estão em aquisição novos atuadores, que permitirão a realização de ensaios de durabilidade acelerada multiaxial.


“Esses aportes vão permitir que possamos realizar um conjunto ainda maior de ensaios incluindo avaliação em veículos completos. A nova estrutura trará maior agilidade no desenvolvimento e validação de novos produtos, com sensível redução de prazos e custos”, elenca César Augusto Ferreira, diretor-superintendente de tecnologia avançada da Randoncorp. As ampliações geradas por este novo ciclo de investimento estão alinhadas com as futuras exigências da legislação brasileira.


Sinônimo de conveniência, segurança e sigilo, o atendimento prestado pelo CTR disponibiliza, em um único local, serviços com soluções ágeis, que começam no planejamento, passam pelos testes e são finalizados com a homologação dos novos produtos. Para reforçar esse conceito de one stop shop, com todas as soluções necessárias em um único lugar, o Centro Tecnológico Randon firmou uma parceria recente com a TÜV Rheinland, um dos principais organismos internacionais de certificações. A empresa terá uma base dentro do CTR para colaborar com a agilidade dos serviços aos clientes de ambas as companhias.
Criado há 13 anos, inicialmente como ‘campo de provas’ para aprimoramento dos produtos da Randoncorp, como semirreboques e outros componentes, o CTR ganhou status de unidade independente de negócios em 2018 e, hoje, atende uma ampla gama de empresas dos segmentos de linha leve, caminhões, ônibus, utilitários, implementos e sistemistas. “Tudo o que se move”, em um jargão utilizado pela equipe de engenheiros, pode ser cliente do CTR.

 

Localizado em uma área de 92 hectares, em Farroupilha (RS), o CTR é um centro para testes veiculares independente, que inclui um campo de provas com mais de 20 tipos de pistas (com destaque para os 53 mil m² de VDA e os 1,8 mil m² de área de baixo atrito) totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições.
Em prédio de 2.200 m², com áreas administrativas e de engenharias, encontra-se o setor de instrumentação, espaço técnico para preparação de veículos e laboratório estrutural.
Somado a sua infraestrutura de pistas, laboratórios e oficinas, o CTR conta com o atendimento personalizado de uma equipe de engenheiros, técnicos e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos ensaios. “Nossa vocação é acolher os clientes e dar o apoio necessário para que realizem seu trabalho sentindo-se em casa”, complementa Ferreira.


Muito além de um campo de provas, o CTR possui um hub de engenharias e infraestrutura necessária para manter seu objetivo de oferecer um portfólio de serviços completo e atendimento personalizado para a indústria da mobilidade.

 

Autodata 20/06/2023

ACONTECE NO CTR

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOVIDADES
LEIA TUDO