Centro Tecnológico Randon aumenta capacidade do laboratório estrutural

Atento aos direcionamentos do mercado e às necessidades dos seus clientes, o Centro Tecnológico Randon (CTR) tem como premissa a constante atualização tecnológica da estrutura técnica disponível. Como parte dessa ação, foram realizados investimentos, ao longo dos últimos meses para a ampliação do laboratório estrutural da unidade, possibilitando incrementar a capacidade instalada. Entre outras melhorias, recebeu novos atuadores hidráulicos, centrais de compartilhamento e softwares para controle, captação e tratamento de dados. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões nessa ampliação, que permite ao CTR atender de forma mais ágil as demandas das Empresas Randon e de companhias parceiras.

“Os processos de durabilidade acelerada para avaliação de ciclo de vida de produtos têm ganhado representatividade no ramo da mobilidade, um direcionamento de engenharia que reflete a constante busca pela agilidade de lançamento das novas tecnologias. Todos estes movimentos resultaram na ampliação de capacidade e maior flexibilidade no atendimento às demandas técnicas”, explica o Gerente de Inovação do CTR, Joel Boaretto.

 

Com o aumento da capacidade do laboratório estrutural, será possível atender novas demandas de setores como da indústria automotiva em geral, implementos rodoviários, veículos fora de estrada e da linha agrícola. O investimento é parte de um conjunto de iniciativas para consolidar o Centro Tecnológico Randon como um dos principais complexos para o desenvolvimento de produtos e soluções para indústria da mobilidade no país.

 

“Esse importante investimento se soma ao espaço Innovation Lab, que criamos para reforçar o trabalho de equipes multidisciplinares de inovação. Ainda este ano, ampliaremos a estrutura do CTR com a inauguração de uma área para ensaios dinâmicos (VDA – vehicle dynamic area) com 53 mil m², juntamente com um pista de baixo atrito, destinadas ao desenvolvimento, testes e homologações de sistemas de freio e controle de estabilidade”, adianta o diretor de Tecnologia e Inovação de Produto das Empresas Randon, César Augusto Ferreira.

 

Criado há dez anos, o CTR é um centro destinado ao desenvolvimento de tecnologias, testes e validação de inovações. Localizado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, em uma área de mais de 90 hectares, funciona como um hub de engenharias, potencializando o processo de criação do time técnico a partir dos recursos disponíveis. O Centro Tecnológico Randon conta com 20 tipos de pistas, totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições. Possui um prédio de 2.200 m², com áreas administrativas, de engenharias, salas de reuniões, laboratório estrutural, suporte eletrônico e um espaço técnico para preparação de veículos.

 

Foto: Márcio Campos

COMPARTILHE

VEJA TAMBÉM

Empresas Randon anunciam descoberta de método para produção de nanopartículas de nióbio em larga escala

Saiba mais

Centro Tecnológico Randon conquista certificação de gestão para segurança e saúde ocupacional

Saiba mais

Centro Tecnológico Randon apresenta novo posicionamento e mira no futuro da mobilidade

Saiba mais